Patrimônios tombados de SBC

São Bernardo abriga ao todo 21 locais tombados pelo Compahc (Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural). Estes 21 patrimônios são:

Capela de São Bartolomeu
Endereço:Rua Portugal, 1800 (Interior do Parque Estoril , Rio Grande tel. (11)4354-9087
Histórico:Essa capela foi inaugurada em 1959, fundada pelas famílias moradoras da região, entre elas os Guazelli e Bechelli, em louvor ao padroeiro da cidade natal desses imigrantes.
Guarda uma peculiaridade: junto ao altar encontram-se duas urnas de madeira contendo terra trazida dos túmulos dos cemitérios das cidades italianas de Chiozza e Brescia.

Árvore dos Carvoeiros
Endereço:Marginal Esquerda da Via Anchieta, Km 24
Histórico:Ficus Organesis, conhecida popularmente como Figueira, é chamada como “Árvore dos Carvoeiros” porque ali era o local de descanso para os carvoeiros que se dirigiam da fonte de produção na Vila Rio Grande (atual Distrito de Riacho Grande) para os centros de consumo de São Paulo e arredores.
Trata-se de uma espécie nativa das matas da região, de idade centenária, de porte e dimensão excepcionais, que lhe garantem um significativo valor estético/paisagístico, bem como de grande valor histórico como marco e referência existente na rota dos carvoeiros.

Igreja Santa Maria
Endereço:Rua Andréa Demarchi – Bairro Demarchi, tel. (11)4347-7999.
Histórico:Igreja erguida a partir do ano de 1953, por iniciativa da família Andréa Demarchi e outras de imigrantes residentes no bairro, recebeu em doação, esta feita pelo Padre Fiorente Elena, parte do altar-mor de madeira originário da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, construída no século XIX e demolida na década de 1940.

Capela Santo Antonio
Endereço:Rua Leonardo Martins Neto, 1 – Bairro dos Casa, tel. (11)4351-4858
Histórico:Um dos primeiros moradores do local, Luiz Casa, que havia trazido da Itália uma imagem de madeira de Santo Antonio de Pádua, junto com seus parentes e demais imigrantes que ali residiam, construiu a Capela dedicada a este Santo, e através do vigário de São Bernardo, Padre João Miguel de Angelis, conseguiu licença da  Cúria para a sua inauguração, no dia 09 de junho de 1900.
Por volta de 1925 a primitiva Capela desabou, mas a comunidade se organizou e no início dos anos 30 já estava construída outra Capela, que lá permanece até hoje.

Casa do Comissário do Café
Endereço:Rua João Gross, 221 – Vila Gonçalves - Centro, tel. (11)4339-6244
Histórico:Construída em 1937, serviu de residência de veraneio para a família de Horácio Ferreira da Silva. Mineiro de Jaguary e morador da cidade São Paulo, o Sr. Horácio era empresário no ramo de exportação de café. Com firma sediada em Santos, daí o motivo pelo qual o imóvel é conhecido como “Casa do Comissário do Café”.Preservado pelo seu valor histórico, como exemplar arquitetônico típico das residências da elite dos anos 30 e como marco da função rural que São Bernardo desempenhou até os anos 50/60.


Capela Nossa Senhora da Boa Viagem
Endereço:Rua Marechal Deodoro, 1131 Centro, tel. (11)4330-5227
Histórico:Construída em 1814, a Capela original de Nossa Senhora da Boa Viagem foi a primeira obra erguida nas terras do Sítio da Borda do Campo, cedidas por Manoel Rodrigues de Barros. Serviu durante muito tempo às funções paroquiais da região, sendo nela celebradas missas, batizados e casamentos, até a construção da nova matriz em 1825.
Por sua localização estratégica, junto à antiga estrada que levava a Santos, tornou-se ponto obrigatório de parada dos viajantes, para pedidos e preces de proteção na longa viagem.

EMEB Santa Teresinha
                                                             Endereço:Alameda Glória, 197 – Centro, tel. (11)4125-5577
HistóricoA hoje Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Santa Terezinha, primeira Escola de Ensino Pré-Primário Municipal de São Bernardo, foi instalada em 1960, época em que poucos municípios brasileiros ofereciam ensino pré-escolar municipal.
Tem significado histórico, como um marco no campo da educação de São Bernardo do Campo, além de retratar uma época ( imóvel residencial localizado no centro da cidade e adaptado para instalação de uma unidade de ensino pré-escolar).

Igreja Presbiteriana Independente
Endereço:Rua Dr. Fláquer, 824 – Bairro Nova Petrópolis, tel. (11)4121-4591
Histórico:Primeira Igreja Presbiteriana de São Bernardo do Campo, surgida a partir de reuniões e cultos realizados na chácara existente no mesmo local de sua construção, que era propriedade do Sr. Vitorino Silva.O prédio, construído em 1944, é marco da história do protestantismo na cidade.

Capela Santa Filomena
Endereço:Rua Marechal Deodoro, 637 - Centro
Histórico:A construção da Capela de Santa Filomena coincide com a chegada dos primeiros imigrantes italianos a São Bernardo. Foram eles que para cá trouxeram o culto a Santa Filomena. Originalmente construída em pau-a-pique, foi erguida por particulares em 1881, na antiga Estrada Geral de Santos, hoje Rua Marechal Deodoro, e em 1903 foi doada ao Apostolado da Oração da Igreja Matriz.
No início dos anos 50 passou por reforma, substituindo o pau-a-pique por material mais resistente, conservando, no entanto, a sua fachada de aspecto simples e colonial. Na ocasião recebeu parte do antigo altar-mor da Igreja Matriz, que havia sido demolida nos anos 40. Em 1980 a Capela passou por mais uma reforma, que implantou pedras em suas paredes externas.

Chaminé da Av. Pery Ronchetti
Endereço:Avenida Pery Ronchetti – Nova Petrópolis
Histórico:Essa chaminé com 27m de altura foi construída na década de 1950, por uma indústria siderúrgica (Usina Metalúrgica Itaetê S/A.), que nem chegou a iniciar suas atividades.
Mas sua edificação é peculiar ao processo de industrialização implantado em São Bernardo do Campo a partir da década de 1940.
A técnica de sua construção obriga que os tijolos sejam no formato trapezoidal.
Trata-se de um ponto referencial na paisagem urbana, visível em grande parte da cidade.




Chácara Silvestre
Endereço:Avenida Wallace Simonsen, 1800 Bairro Nova Petrópolis, tel. (11)4337-8217
Histórico: casarão da chácara, antiga propriedade de veraneio da família Simonsen, vincula-se à história da cidade pela atuação de Wallace Cockrane Simonsen em prol da  emancipação de São Bernardo do Campo, ocorrida em 1944, tendo sido ele seu primeiro prefeito.
Em razão de sua importância histórica e arquitetônica, como marco da arquitetura    residencial da elite dos anos 30, com forte influência do estilo europeu, presente no destaque dado às vigas da fachada principal. Hoje o local abriga o Serviço de Patrimônio Histórico, órgão da Secretaria  de Educação e Cultura, responsável pela pesquisa, preservação e divulgação do folclore/cultura popular e história da cidade.

Torre da Elni
Endereço:Rua Henrique Alves dos Santos, 85 – Vila Euclides
Histórico:torre de sustentação da caixa d’água da Empresa Sociedade Elni de Produtos Manufaturados Ltda., foi construída nos anos 40.
Mas, na época, a Elni representou em São Bernardo do Campo, com instalações e equipamentos considerados sofisticados, uma verdadeira revolução no ramo têxtil, atividade importante na cidade, ao lado da moveleira.
Segundo Conrado Bruno Corrazza, a torre é parte de uma pequena estação de tratamento d’água, que possuía galerias pelas quais a água circulava, recebendo sulfato de alumínio, que tinha por finalidade tratar fisicamente a água utilizada no alvejamento dos fios usados na confecção dos tecidos.



Painel de Azulejo da Fonte Água Mineral S. Bernardo
Endereço:Rua Dona Júlia César Ferreira, 260 – Baeta Neves, tel. (11)4123-3777
Histórico: Painel Azulejado medindo aproximadamente 60m2 (7mx8m) de valor artístico e histórico remanescente da época da construção das instalações da Água Mineral São Bernardo.
A antiga Fonte de Água Mineral São Bernardo foi ponto de encontro e lazer da população  da cidade e região, tornando-se desde a década de 1940, um marco e referência de uma das mais conhecidas bicas da cidade.
Existe termo de compromisso do proprietário com a Prefeitura, objetivando a remoção do painel para uma parte do terreno, a ser doada à Prefeitura, na parte da frente do imóvel, para ser acessada livremente.

Pavilhão Vera Cruz
Endereço:Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856 – Jardim do Mar, tel. (11)4124-6967
Histórico: Companhia Cinematográfica Vera Cruz foi criada em 1949, por Franco Zampari e Ciccilo Matarazzo, em uma antiga granja no Município de São Bernardo do Campo. Foi a terceira companhia cinematográfica a ser implantada em território brasileiro, sendo sua atuação responsável pela elevação do nível técnico e profissional do cinema nacional, o que lhe conferiu projeção até internacional. Dentre seus filmes mais premiados constam: Caiçara –o primeiro da Cia, - Sinhá Moça e o Cangaceiro.
Depois de várias crises financeiras, tendo passado para terceiros, encerrou definitivamente suas atividades em 1972.
Tem grande valor como espaço referencial da memória artístico-cultural da região do ABC, do próprio Estado de São Paulo e do país.

Cidade da Criança
Endereço:Rua Tasman, 301 – Jardim do Mar - Centro, tel.(11)4125-4056
Histórico:Foi construída em 1968, a partir dos cenários utilizados para a gravação da novela Redenção, da extinta TV Excelsior. Posteriormente foi ampliada com a instalação de outras áreas e brinquedos, porém só essa área (terreno, área e cenários construídos para a gravação da novela Redenção) foram efetivamente tombados.

Obelisco do Soldado Constitucionalista
Endereço:Praça Ângelo Marin - Bairro Paulicéia, não tem telefone
Histórico: monumento foi construído pela Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo comemoração ao cinqüentenário da eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932.
O Obelisco registra esse momento significativo da história do Brasil.
Numa das faces do monumento, consta as letras que representam os quatros estudantes: Martins, Miragaia, Draúsio e Camargo, considerados mártires desse evento histórico.

Edifício Alfa
Endereço:Rua do Sacramento, 230 – Rudge Ramos,  tel. (11)4366-5977
Histórico:rédio construído em 1942 para abrigar a Faculdade de Teologia, em uma grande área localizada entre a atual Rua do Sacramento e a Via Anchieta, no então Bairro dos Meninos, atual Rudge Ramos; foi o embrião do complexo educacional denominado Universidade Metodista de São Paulo.
O prédio de Teologia da Universidade Metodista, hoje denominado como Edifício Alfa, foi o primeiro prédio a ser erguido no atual campus universitário.



Câmara de Cultura Antonino Assumpção
Endereço:Rua Marechal Deodoro, 1325 – Centro, tel. (11)4125-0054
Histórico:Construída provavelmente em 1890, por José D’Angelo, foi ocupada pela 1ª Câmara Municipal do antigo Município de São Bernardo, que envolvia todo o atual ABC, onde em 28/09/1892 tomaram posse os primeiros vereadores eleitos pelo povo.
Serviu, ainda, como gabinete para vários prefeitos e, posteriormente, sediou a Casa dos Esportes.


Jatobá da Vergueiro
Endereço:Av. Senador Vergueiro, 1001 – Jardim do Mar
Histórico:Jatobá é uma espécie da flora nativa que atinge alturas entre 15 e 20 metros, sendo muito utilizada historicamente na construção civil para a produção de vigas, tacos e tábuas para assoalhos, por ser madeira pesada e dura.
Foi muito explorada na região durante a instalação do núcleo colonial, o que motivou o seu desaparecimento da área urbana do município.Este exemplar arbóreo é um dos únicos existentes na cidade, sendo muito antigo, fazendo parte daquele que foi o principal caminho que ligava São Paulo até o litoral, o Caminho do Mar.

Painel “Memórias de uma cidade”
Endereço:Rua Rio Branco, 236 – Centro
Histórico:Painel (pintura) medindo 2x14,6 metros, instalado na agência do Banco Santander, no centro da cidade, foi inaugurado em agosto de 1994, por ocasião do aniversário de São Bernardo do Campo.
Obra de Adélio Sarro Sobrinho, artista de expressão nacional e internacional, que, com sua arte, expressa numa visão poética a história de São Bernardo do Campo. Com seus traços e cores vai contando a história, retratando o cotidiano da cidade: a igreja antiga, os primeiros imigrantes, a indústria de móveis, a indústria automobilística e seus trabalhadores, os migrantes e as novas gerações.



Área da antiga Chácara Lauro Gomes
Endereço:Av. Taboão, 899 – Taboão
Histórico:Trechos de antiga propriedade rural adquirida por Arthur Rudge Ramos no início do século XX e que posteriormente tornou-se moradia de seu genro, o ex-prefeito Lauro Gomes.
Em virtude das ações e da importância de Lauro Gomes no cenário político local e regional, a área ganhou visibilidade como local privilegiado de encontros, festas, reuniões políticas etc., tanto que ficou conhecida como “Chácara Lauro Gomes”.
Após a morte de Lauro Gomes, em 1964, foi adquirida pela Willys Overland do Brasil para suas instalações industriais, sendo atualmente de propriedade da Ford Motor Company do Brasil.
Apesar de não conter nenhuma construção do seu período de auge, a área foi tombada pelo COMPAHC-SBC em 19/10/2005 em razão de sua importância histórica, ambiental e paisagística, como remanescente da antiga função de subúrbio rural que São Bernardo do Campo desempenhou no passado.